Pedagogia

06/09/2017

Encontro sobre Educação Infantil da UCPel recebe inscrições até o dia 30 de setembro

Ver fonte
As inscrições para o 13° Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI), promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), estão abertas até o dia 30 de setembro. “A Beleza de ser um Eterno Aprendiz” será o tema desta edição do evento, que vem se constituindo como um importante espaço de formação para a região Sul do estado. Educadores de séries iniciais, acadêmicos dos cursos de Pedagogia além de interessados na área da educação infantil são convidados a participar.  

Na programação do EREI desta ano consta a realização de palestras, oficinas e momentos culturais, organizados por professores e psicólogos convidados. O objetivo das atividade é de propiciar uma discussão teórica e prática dessa importante fase da educação. As oficinas serão divididas em temas como música, matemática, literatura, psicomotricidade e artes. 

De acordo com a coordenadora do evento, professora Luiza Helena da Silveira, através da programação proposta pelo encontro, os participantes poderão criar discussões sobre concepções e práticas educativas que revertam na melhoria do atendimento de crianças de zero a seis anos. Outro objetivo da atividade é promover o debate sobre temas de interesse dos professores e acadêmicos que atuam na educação infantil. 

O evento ocorrerá entre os dias 4 a 6 de outubro no Auditório Dom Antônio Zattera (Rua Gonçalves Chaves, 373) e terá carga horária de 40h. Estudantes e professores da UCPel terão taxa de inscrição de R$ 40. Para profissionais e estudantes de outras instituições o investimento será de R$ 45. As inscrições podem ser realizadas através desse link, mesmo endereço em que pode ser conferida a programação completa do evento.

Redação: Alisson Lopes 


foto da notícia

Por Portal UCPel

31/08/2017

Guia do Estudante 2018 destaca 13 cursos da UCPel entre os melhores do país

Ver fonte
13 cursos de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram bem avaliados pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril voltada para orientar estudantes do ensino médio na escolha de um curso superior e de uma profissão. A publicação estará nas bancas a partir do dia 16 de outubro, destacando as melhores graduações do país. 

Em uma escala de um a cinco, obtiveram quatro estrelas os cursos de Administração, Enfermagem, Farmácia, Jornalismo, Psicologia e Serviço Social. Já os cursos avaliados com três estrelas foram Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Filosofia, Fisioterapia, Medicina e Pedagogia.  

O Guia do Estudante foi lançado em 1984, como edição especial do Almanaque Abril. Após mais de três décadas, a publicação mantém seu propósito principal de orientar os estudantes que planejam ingressar no Ensino Superior, apresentando informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões.


foto da notícia

Por Portal UCPel

28/08/2017

Mostra do Pibid/UCPel compartilha experiências entre acadêmicos

Ver fonte
Mais do que apresentar resultados de trabalhos realizados em escolas públicas, a Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi uma oportunidade de demonstrar diversas formas de transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar. Ao todo, 18 projetos de intervenção pedagógica foram apresentados por 42 bolsistas dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia. 

Todos os trabalhos apresentados no encontro trilharam uma perspectiva de promover os laços de convivência social, explica o coordenador do Pibid na UCPel, professor Daniel Botelho. De acordo com o docente, através da mostra foi possível evidenciar a transposição didática a partir das metodologias utilizadas por cada grupo, com a intenção de atingir os objetivos propostos. 

“A Mostra foi realizada para socializar experiências, resultados e desafios no campo da educação básica. O evento ainda proporcionou a troca de conhecimento entre as diferentes licenciaturas”, avaliou. Botelho destaca que os resultados das propostas foram excelentes, devido as evidências apresentadas. “Participar do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES é um diferencial para a formação dos futuros professores”, pontuou. 

O trabalho das acadêmicas da Pedagogia Bruna Mailon, Aline Ávila, Daniele Amaral, Pâmela Vieira, Marília Domingues e Caroline Moura teve como proposta trabalhar o mundo mágico de Monteiro Lobato para alunos do primeiro e segundo anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lelia Romanelli Olmos. “A coordenação da escola pediu para desenvolver um projeto que despertasse o gosto pela leitura e incentivasse o contato com os livros”, conta Bruna. 

A obra escolhida foi o Sítio do Picapau Amarelo e a história desenvolvida de uma forma diferente, em que a participação a cada semana de um personagem era muito aguardada pelos pequenos. “A cada encontro os alunos também eram incentivados a relatar as aulas através de desenhos e textos para registrar tudo o que foi vivenciado no projeto”, lembra Bruna. No final da atividade, cada aluno construiu o próprio livro, o que também resultou em uma exposição dos trabalhos realizados. 

Atualmente, as escolas que recebem as atividades Pibid da UCPel são: Escola Municipal Ensino Fundamental Doutor Joaquim Assumpção, Escola Estadual Ensino Fundamental Fernando Treptow, Escola Estadual Ensino Fundamental Jardim de Allah, Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Anchieta, Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, Escola Estadual Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, Escola Estadual de Ensino Fundamental Lelia Romanelli Olmos. A Mostra do Pibid ocorreu no dia 23 de agosto na UCPel. 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101






foto da notícia

Por Portal UCPel

14/01/2014

Vestibular Fevereiro 2014 com Inscrições abertas!


Por Núcleo Web

18/11/2013

Vídeo da área: Educação na UCPel


Por Núcleo Web

Contato

(53) 2128-8222


Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000

Desenvolvido por Núcleo Web - Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel